Busca

Reaproveitamento da água das chuvas

2012-09-16 | Notícias Recentes - O Grupo Powercoat e o reaproveitamento da água das chuvas

Um dos assuntos mais comentados atualmente é a utilização racional de recursos naturais, e, em especial, da água. Apesar de abundante no Brasil, onde está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo, com cerca de 12% de toda reserva de água doce do mundo, a escassez é cada vez maior em diversas regiões do planeta, o que a torna um bem precioso. De acordo com informações da ONU (2006), até 2050 mais de 45% da população mundial não terão acesso a agua potável.

O Grupo Powercoat adotou, recentemente, um sistema para captação de águas de chuva nos telhados. Esse sistema, com foco na gestão ambiental e econômica, possibilita que as águas pluviais que caem no telhado sejam direcionadas para as calhas, filtradas e alimentem um belo lago artificial, sendo então utilizada para irrigação de jardins, limpeza de pátios e instalações.

Já os efluentes industriais são enviados para a ETE, que conta com infraestrutura capaz de tratar 100% do volume gerado.

Na unidade de São Bernardo do Campo encontra-se em funcionamento a URA - Unidade Recicladora de Água, com capacidade de reciclar 90% da água utilizada nos processos de pintura, reduzindo consideravelmente o consumo.

O Grupo Powercoat detém ainda outras práticas e recursos para redução de impacto ambiental, dedicando atenção especial às áreas de lazer, com plantio de grande diversidade de árvores nobres e frutíferas, como pau-brasil, ipê, castanheira, lichia, entre outras.

O Grupo Powercoat entende que as empresas podem contribuir de diferentes maneiras para a sustentabilidade e conscientização ambiental.